NOSSA HISTÓRIA, UM BREVE RELATO
A Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus Ltda. iniciou as suas atividades em 1º de abril de 1963. Foi fundada pelos empresários Orlando de Lima, Manir Sebastião de Lima e Jesus Adib Abi Chedid. Na época, a concessionária ficava no no prédio da Praça 9 de Julho, nº 24, no Largo do Taboão, onde hoje está instalada a Panificadora Flor do Lago. No início, de abril a dezembro desse ano, existiam apenas duas linhas e dois ônibus em circulação na cidade de Bragança Paulista, os carros nºs 5 e 23. A partir de janeiro de 1964 até setembro de 1966, passaram a circular três veículos, com a inclusão do carro de nº. 31 e a abertura de nova linha.
No período de outubro de 1966 até outubro de 1967, saiu de circulação o carro de nº 5, ou seja, a empresa voltou a operar com dois ônibus em suas linhas. Nos meses de novembro e dezembro de 1967, voltou a operação com o carro nº 5. E, a partir de janeiro de 1968, a operação foi ampliada e a frota ganhou o seu quarto ônibus. Nessa época, a Nossa Senhora de Fátima expandiu as suas atividades e passou a fazer o serviço de fretamento para a empresa Leitesol, importante indústria que se instalou no município e que funciona até hoje. Hoje, é operada pelo grupo argentino La Sereníssima.
A partir de 17 de março de 1969, a concessionária passou a transportar passageiros do então distrito de Tuiuti, o que ocorre até hoje. Até então, o serviço urbano ainda era feito com quatro veículos. A partir de 1º de setembro de 1970, desligou-se da sociedade o empresário Orlando de Lima (in memorian), que transferiu sua participação para os outros dois sócios. A partir de 1º de outubro de 1970, passou a operar com cinco carros, mais o transporte de passageiros de Tuiuti e dos funcionários da Leitesol. E, a partir de janeiro de 1972, passou a prestar serviços para a linha Casas Populares, hoje conhecida como Júlio de Mesquita. Eram oito ônibus em circulação.
Com o passar do tempo, a partir de abril de 1972, passou a atender também o bairro de Sete Pontes, com linha própria. Em novembro de 1972, com o crescimento de Bragança, implantou a linha da Vila Garcia, e a frota contava com dez veículos. Em 23 de outubro de 1973, o empresário Manir Sebastião de Lima (in memorian), desligou-se da sociedade e cedeu a sua participação para o empresário Roger Antoine Aby Younes.
Em 1º de julho de 1974, Jesus Chedid e Roger Younes retiraram-se da sociedade e venderam as suas participações aos empresários Manuel José Rodrigues, Belarmino da Ascenção Marta, Antonio Joaquim Marta e Antonio José de Fonseca (in memorian), sucedido por sua esposa Neusa da Silva Fonseca, devido ao seu falecimento em 1983, e esta, posteriormente, pelo filho César Augusto da Fonseca.
Com a nova gestão, a Nossa Senhora de Fátima iniciou uma fase de crescimento gradual e constante, realizou novos investimentos, adquiriu novos ônibus e ampliou o número de linhas. Adquiriu um terreno onde construiu uma nova garagem e escritórios próprios pois, até então, pagava aluguel de suas instalações. Hoje, a transportadora gera 305 empregos diretos no setor urbano (quando começou, em 1963, eram apenas três motoristas, três cobradores e um mecânico) e, se levar em consideração os dependentes e empregos indiretos, as atividades da empresa beneficiam cerca de 1.200 pessoas na cidade.
Atualmente, dispõe de uma frota com 92 veículos modernos, adequados ao atendimento às demandas de serviço na zona urbana, na zona rural e dos municípios de Tuiuti e Vargem. Possui veículos operacionais para os departamentos de Manutenção, Tráfego e Administração.
A partir de dezembro de 2002, a empresa transferiu-se da Rua Tupi nº 100, no bairro do Taboão, para a Avenida Ernesto Vaz de Lima nº 79, Distrito Industrial IV, bairro do Uberaba, onde hoje funcionam as suas instalações. No local, um terreno de 31 mil metros quadrados, as oficinas de manutenção mecânica e elétrica, setor de pintura, abastecimento, lavagem e estacionamento para a frota, ocupam cerca de 6,8 mil metros quadrados de área construída. A concessionária tem como principais preocupações para conseguir prestar um serviço de excelência, o treinamento dos seus colaboradores e a manutenção rigorosa em seus veículos. As oficinas funcionam 365 dias por ano, sete dias por semana, não param nunca.
Diesel no sangue
O primeiro ônibus adquirido pela Nossa Senhora de Fátima foi um Mercedes-Benz, ano 1957, assim como o segundo, ano 1960. O terceiro foi um ônibus Chevrolet, ano 1958. Na época, eram as chamadas “jardineiras”. A modernização mesmo só iria acontecer com a chegada dos novos sócios, oriundos de São Paulo, e que são proprietários da empresa até hoje. Hoje, a nova geração está à frente da empresa, o filho do sócio Manuel Rodrigues, José Luiz Rodrigues, e Belarmino da Ascenção Marta Junior, filho de Belarmino Marta.